Periodontia

O que é tratamento periodontal ?

A doença periodontal tem inicio com o acúmulo de placa bacteriana (biofilme) dando início à gengivite. Se a profilaxia periodontal e cuidados domiciliares não acontecem, este processo inflamatório se agrava e chega à periodontite.

Periodontite é o processo onde ocorre a perda de tecidos de suporte como cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.

Ao exame, encontraremos dentes com exposição de furca, retração gengival, bolsa periodontal, mobilidade dentária e até comunicação oro-nasal.

Em casos mais graves, onde a perda óssea é grave, podem ocorrer as fraturas de mandíbula patológicas. Em outros casos, o processo inflamatório crônico pode favorecer aparecimento de câncer de boca.

O tratamento periodontal é o procedimento onde, além de realizar raspagem e polimento dos dentes que ainda apresentam suporte, são realizadas técnicas como a curetagem de bolsa periodontal, alisamento radicular, raspagens abertas (com retalho gengival), cirurgias periodontais e, nos casos mais graves, as extrações dentárias.

Não deixe seu amigo padecer desta doença. Procure ajuda profissional especializada !