Braquicefálicos
Estenose de Narinas
A estenose de narina é o estreitamento dos orifícios nasais, ficando reduzidos a pequenas fendas. É causada por má formação congênita das cartilagens nasais, limitando o fluxo de ar para o sistema respiratório.
É frequentemente observada em cães braquicefálicos (focinho curto e crânio compacto) como por exemplo o Bulldog Inglês e Frances, Pug, Boston Terrier, Pequinês, Shih Tzu e Boxer, e em algumas raças de felinos como o Persa e Himaláio.
Como identificar se meu pet tem estenose de narina ?
A melhor maneira de saber se seu amigão tem ou não estenose de narina é levando ao médico veterinário especialista para exame físico pois, durante a anamnese, o diagnóstico pode ser dado por conta da raça, sinais clínicos e inspeção visual da cartilagem da narina.
Os principais sinais clínicos são: esforço para respirar (principalmente na inspiração), respiração ruidosa (som de "serrote"), cianose (língua roxa), intolerância aos exercícios, excitação e aumento da temperatura corpórea.
Outros exames também são importantes a fim de ajudar a excluir presença simultânea de outras causas respiratórias, como a ausculta do tórax (com auxílio de estetoscópio) ou radiografias de tórax eliminando qualquer suspeita de afecção pulmonar.
Além da estenose de narinas, os cães braquicefálicos ainda podem apresentar o palato mole alongado, hipoplasia de traquéia, eversão dos sáculos laríngeos, compondo a Sindrome Respiratória dos Cães Braquicefálico.
Cirurgia Plástica
O tratamento é realizado através de cirurgia plástica (rinoplastia) e consiste em correção cirúrgica da anormalidade anatômica, removendo parte da cartilagem para alargar as narinas. Com uma cirurgia bem feita e realizada por um profissional capacitado tem-se um prognóstico favorável.
Após a cirurgia, recomendamos que os proprietários mantenham bons hábitos de saúde do paciente, incluindo manter o peso ideal para a raça, exercícios leves e evitar passeios muito longos e/ou em dias muito quentes.
A identificação precoce dos sinais clínicos é de grande importância, pois contribui para uma melhor qualidade de vida do paciente, aumentando sua expectativa de vida.